quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

SENADO

Introdução

Fomos ao poder Legislativo, no Palácio do Congresso Nacional. Sobre um bloco-plataforma horizontal encontram-se dispostos uma hemisfério à esquerda (Senado), um hemisfério à direita (Câmara dos deputados), entre ambas, duas torres gêmeas de escritórios, chamado Anexo 1, que se elevam a cem metros de altura, contendo 28 andares, sendo que nenhum outro prédio localizado em Brasília pode ultrapassá-las.

Salão Negro

Quando estávamos no Salão Negro, o Guia de nome Rosana, nos falou de vários itens contidos no Senado e nos relatou alguns momentos importantes e como eram feitos os rituais. Por exemplo, quando chegavam presidentes de outros países, era estendido um tapete vermelho da porta até o Salão Negro. No mesmo havia uma exposição dos cinquenta anos de Brasília. Na parede à esquerda do Salão tinha um tapete de Roberto Bulemarx, Já na parede à direita havia escrito alguns trechos da vida de Jucelino Kubichek.

Salão Verde

Chegando ao Salão Verde vimos duas maquetes, onde uma delas eram para deficientes visuais, ambas foram feitas para nos localizarmos e para o guia nos contar algumas curiosidades sobre o Palácio: a cúpula voltada para cima é a Câmara dos Deputados e a voltada para baixo é o Senado.
Nesse Salão Verde também encontramos duas obras, uma de Athos Bulcão, O Muro Escultório e outra de Di Cavalcanti chamada Ventania que foi uma homenagem aos Candangos, trazida para Brasília em 1960.
Ainda no Salão, havia uma outra obra de Alfredo Ceschiatti feita com blocos de madeira. Curiosa obra pois, se trocasse a ordem dos blocos se formava um desenho diferente. No centro do Salão tinha várias poltronas projetadas por Oscar Niemeyer e filha. Nelas estavam sentados jornalistas, esperando uma oportunidade de entrevistar os senadores que por ali passavam.

Senado

Chegando ao Senado, cúpula da esquerda voltada para baixo representando os Estados, de pronto vimos as mesas dos 81 senadores e a Tribuna (mesa principal) com cinco cadeiras, logo atrás da mesa principal havia um exuberante busto do ex-senador Ruy Barbosa. O teto do Senado era lindo, feito com 125 mil plaquetas de alumínio, quando a luz foi acesa , aquelas plaquetas deram uma iluminação espacial ao ambiente.Logo depois retornamos ao Salão Negro em direção ao Salão Nobre.

Salão Nobre

Neste vimos alguns moveis restaurados usados por pessoas importantes no ramo político. Atrás dessas relíquias havia um óleo sobre tela, uma obra do espanhol Gustavo, com moldura banhada a ouro feita no ano de 1867, em Jacarandá. Vimos também um imenso Vitral chamado O lago e os peixes, feito por Peretti.Nesse Salão haviam retratos moldurados de todos os presidentes do Brasil. Tinha também objetos usados por Jucelino Kubichek: óculos, abotoaduras, botões, canetas e outros acessórios. Notei que neste Salão tinha muitas esculturas, mas, a que me chamou mais atenção foi a Mulher Nua, de Alfredo Ceschiatti, feita em 1970, essa escultura foi feita em bronze, os detalhes muito exuberantes forma um corpo feminino.

Conclusão

Foi assim nosso passeio tudo de bom, maravilhoso, aprendemos bastante sobre a História, a Arte. Nós ficamos encantamos com as obras e com os detalhes, pois tudo isso fez parte do nosso passado e estará sempre presente no nosso futuro.
São os três quesitos da nossa história, da nossa cultura, todos nós devemos saber de onde viemos, quem são nossos antepassados, isso é muito importante para o nosso crescimento interior e intelectual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário