quinta-feira, 7 de abril de 2011

Odontologia

A profissão pode ser considerada uma arte com alto senso estético e apurada técnica, executada por um profissional que tem papel fundamental na qualidade da saúde. Quando de sua regularização, em 1629, com a Carta Régia de Portugal, já foi classificada como o exercício da arte dentária. Como atua em prevenção, tratamento e reabilitação das doenças bucais, pede conhecimento científico, experiência, tenacidade, muito estudo e constante reciclagem. Exige, também, registro no Conselho Federal de Odontologia, que congrega mais de 220 mil cirurgiões dentistas, perto de 18 mil técnicos em prótese dentária e quase 8 mil técnicos em higiene bucal.
Para cursar Odontologia é preciso ser habilidoso e ter facilidade de relacionamento, que é muito importante na interação paciente-profissional. “Às vezes, o dentista é extremamente hábil em trabalhos manuais, mas não gosta da relação interpessoal, que é imprescindível numa profissão que envolve um trabalho executado muito próximo do paciente”, explica o professor doutor Carlos de Paula Eduardo, diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (USP). A habilidade com trabalhos manuais é desenvolvida e aperfeiçoada durante a fase pré-clínica do curso de graduação, com intenso treinamento em laboratórios. O curso tem matérias básicas semelhantes às de Medicina, como Anatomia, Fisiologia, Histologia e Microbiologia. Há, também, matérias pré-clínicas, como Escultura Dental e Dentística Operatória; e clínicas, com disciplinas que envolvem diferentes especialidades, como Endodontia (tratamento de canal), Periodontia (tratamento da gengiva) ou Odontologia Pediátrica. É ministrado em período diurno integral, com duração de cinco anos, e em cursos noturnos de seis anos.
A profissão pode ser exercida em clínicas, empresas, hospitais, pronto-socorros,escolas e consultórios próprios. Como profissão liberal, traz algumas vantagens, como a oportunidade de montar o próprio consultório e ter uma longa vida profissional. Existe também a possibilidade de interação, desenvolvendo sua atividade em outros consultórios, hospitais ou no atendimento a convênios odontológicos, no âmbito da iniciativa privada, além do serviço público em órgãos municipais ou estaduais, com ingresso por concurso.

Atuar com convênios e outras atividades
sob contrato pode render uma remuneração insatisfatória
e levar o profissional a sobrecarregar sua agenda.

As perspectivas são boas, por causa do
grande avanço de mais de 20 mil cargos
criados e preenchidos por concurso.

Um comentário:

  1. Ai gabi adorei mesmo
    ta super legal e informativo teu texto. Tambem li o de letras e ficou muito bom. Fiquei ate interessada...
    Bjs continue assim

    ResponderExcluir